Novos rumos


Aclamado novo líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias promete oposição combativa

O senador Alvaro Dias (PR) foi aclamado nesta terça-feira (14) líder do PSDB no Senado, inclusive com apoio dos novos tucanos que assumirão em 2011. A bancada já havia escolhido o nome do parlamentar paranaense em fevereiro deste ano, mas por causa das eleições a oficialização foi adiada. O tucano expressou sua honra e satisfação ao assumir o posto e prometeu fazer uma oposição combativa e competente ao governo de Dilma Rousseff.

“Cumpriremos o dever de fazer oposição e honraremos esse compromisso com a população brasileira. Sabemos que há uma expectativa grande depois das eleições de 2010 com o nosso comportamento e precisamos exercitar com competência a tarefa de fiscalizar o governo”, afirmou nesta quarta. “Temos que nos organizar e adotar uma postura veemente em determinados momentos, especialmente quando se trata de combater eventuais desvios do governo”, completou o novo líder, que substitui Arthur Virgílio (AM), à frente do cargo desde 2003 e agora aclamado líder do bloco da Minoria no Senado. Alvaro já assumiu a Liderança, que também será comandada por ele em 2011.

Play
baixe aqui

Apesar da maioria governista na próxima legislatura, Alvaro afirma que buscará apoio na sociedade e também nos senadores descontentes com a gestão petista. “Temos que buscar as dissidências. Com o tempo, isso será possível. Certamente a presidente Dilma terá dificuldades para administrar a maioria ampliada que obteve nas urnas. Além disso, temos que buscar apoio na sociedade organizada, especialmente quando temas de interesse público estiverem sendo debatidos no Senado”, destacou o tucano.

Com referência ao governo da nova presidente, o líder do PSDB no Senado espera que Dilma respeite a Constituição, não invada a competência do Congresso e encaminhe medidas provisórias inconstitucionais. Para o senador, Dilma deve se ocupar de cumprir sua função institucional como presidente. “Que ela não queira interferir nas ações do Congresso Nacional e respeite a interdependência entre os poderes, especialmente que ela mude o comportamento no que diz respeito às medidas provisórias. As MPs não devem ser utilizadas no dia a dia, pois isso subtrai prerrogativas do Congresso. Não podemos ser apenas a casa da homologação, mas sim exercitar a prerrogativa de legislar. Isso tem sido difícil”, afirmou, ao se referir à enxurrada de medidas provisórias editadas pelo governo Lula.

Ao fazer um balanço da postura da oposição à gestão petista, Alvaro disse ser muito difícil lutar contra o uso da máquina pública. “O confronto é desigual. Nós fizemos oposição, mas não tivemos o volume para o confronto com essa massa publicitária oficial paga com o dinheiro público e evidentemente comandada pelo próprio presidente da República. Temos que atuar diante das nossas limitações, tentando ampliar nossas forças para aumentar este volume”, avaliou. (Reportagem: Artur Filho/ Foto: Eduardo Lacerda/ Áudio: Elyvio Blower)

Leia AQUI a biografia do senador

Compartilhe:
15 dezembro, 2010 Últimas notícias 9 Commentários »

9 respostas para “Novos rumos”

  1. Ivete Lourdes disse:

    Parabéns, Senador Álvaro Dias,
    que 2011 seja um ano de grandes conquistas
    ao senhor, e ou PSDB.
    Que Deus ilumine a todos.

  2. Isaías Lins de Souza disse:

    Atravessamos todo governo Lula sem uma postura veemente. Tivemos uma oposição muito tímida, sem força. Esperamos que a oposição no novo governo assuma uma nova postura, já que a Presidente eleita não teve a aceitação popular tão significativa quanto ao Governo Lula. Sabemos que o terreno já está sendo preparado para o governo pós Dilma.

    É muito pertinente a postura do Senador Alvaro Dias quando diz:

    fazer uma oposição combativa e competente ao governo de Dilma Rousseff.

    precisamos exercitar com competência a tarefa de fiscalizar o governo”, afirmou nesta quarta. ”Temos que nos organizar e adotar uma postura veemente em determinados momentos, especialmente quando se trata de combater eventuais desvios do governo”

  3. felicio castellani disse:

    AGORA SENTI FIRMEZA no PSDB
    NAO VAMOS DEIXAR CRIAR UM NOVO LULA
    ESTOU AS SUAS ORDENS, PARA TAL
    ENG FELICIO CASTELLANI
    GOSTARIA DE TER o e-mail do alvao dias
    f-castellani@uol.com.br

  4. PEDRO disse:

    MUITO BOM BOA SORTE AO SENADOR ALVARO DIAS GRANDE POLITICO DO BRASIL.

  5. Izaltino Augusto do Nascimento disse:

    Senador Alvaro Dias

    Primeiramente quero cumprimentá-lo pela aclamação à Liderança do PSDB no Senado. Incontinente desejar-lhe muita boa sorte, visto que durante o governo Lula não foi fácil a atuação da oposição. Precisamos mostrar a sociedade brasileira todos os fatos nefastos, produzidos pelo governo que se finda e quiçá pelo vindouro, que demonstraram e demonstrarão as suas incompetências e irresponsabilidades. Espero que os olhares de Vossa Senhoria e de seus Liderados produzam efeitos aniquiladores das forças do mal e apontando para a luz no fim do túnel.

  6. Maria Clark disse:

    Só poderia ser o Álvaro Dias o Lider.Usou com maestria a sua capacidade de falar e combater os podres do governo Lula todos esses anos.
    É merecida essa escolha.Agora fico mais confiante porque não será fácil encarar o governo Dilma depois do desastrado presidente Lula.
    Pode contar conosco Álvaro Dias, estamos aqui para atuar junto daqueles que lutam por nós, simples mortais.
    Que Deus ilumine suas palavras e passos.
    Um fraterno abraço.

    Maria Clark

  7. Jorge Pegolo disse:

    Parabens Senador. Fundador, dirigente e militante do PSDB de Jales-SP, acompanho o dia dia politico de V. Excia. e, tenho convicçao absoluta que representara com muita dignidade os ideais e ideias do PSDB na função de Lider no Senado. Vá firme em frente e nao se apequene. Nossos oponentes na politica sao audaciosos, metidos a sabe tudo, pais da patria, descobridores do Brasil e tudo mais. Só nao assumem seus erros. É de sua formação e carater enfrenta los pelo bem do Brasil e dos brasileiros. Conte sempre comigo.

  8. Paulo Miranda Sarmento disse:

    Fiquei ciente de que V.Exª. assumiu a liderança do PSDB. Confiante na sua inteligência, cultura, honestidade e capacidade de trabalho, com sua serenidade e simplicidade;quando a Sociedade depende de políticos de carater ilibado, que venham defender o País e os homens cumpridores de seus deveres, resta-nos agradecer a Deus a sua presença no Senado. Meus respeitosos cumprimentos.

  9. Elza Melo disse:

    Senhor senador Alvaro Dias, quero desejar lhe feiz natal que Jesus Cristo seja a razão da sua confraternização familiar, e que o ano 2011 seja realmente um ano de combate a tudo aquilo que não podemos mais permitir,e lutar com força com garra, penso que, faltou muito aos de oposição neste ano de 2010, e ao povo também de nos levantarmos com tudo que não é justo,dependemos dos senhores que ai estão para levantar poeira ,chega de sujeiras debaixo do tapete, o senhor é a nossa voz conte comigo,felicidades e venha com tudo porque parece que o circo,o teatro quer continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *