Carta de Maceió


Governadores eleitos do PSDB definem agenda de cooperação para nortear atuação nos estados

Os governadores eleitos e reeleitos pelo PSDB em outubro se reuniram nesta quarta-feira (15) em Maceió (AL) para discutir a postura e as estratégias que adotarão a partir de 2011. União, cooperação e troca de experiências serão as palavras-chave para a atuação dos gestores tucanos nos estados.

Estiveram presentes no encontro os governadores Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Beto Richa (PR), Siqueira Campos (TO), Teotônio Vilela (AL) e Anchieta Júnior (RR). Além deles, participaram também o líder tucano na Câmara, João Almeida (BA), o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e a vice-presidente nacional do partido, senadora Marisa Serrano (MS).

A parlamentar afirmou que esse tipo de encontro é fundamental para o fortalecimento da legenda. “Essa proposta de união feita hoje em Maceió é fundamental para a sobrevivência do partido e para fortalecê-lo”, declarou a tucana.

Após o evento, os governadores divulgaram a “Carta de Maceió” com as intenções e as propostas de atuação em conjunto do grupo. Segundo a senadora, o documento contém vários pontos de interesse dos estados, do país e do PSDB, entre eles o Pacto Federativo. “Esse pacto é fundamental para a sobrevivência dos estados”, disse Marisa.

De acordo com a parlamentar, os tucanos se comprometeram a se reunir no fórum de governadores para realizar avaliações constantes e trocar experiências. “Eles vão se organizar para que as boas práticas de gestão na área social, que qualquer um deles possa implementar, seja socializada para todo o grupo”, explicou.

Na carta, o PSDB se compromete ainda em cobrar a participação do governo federal no financiamento da segurança pública, mediante a transferência de recursos de forma regular e automática para o setor.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Leia a íntegra da carta de Maceió:

“Encontro dos governadores eleitos do PSDB

Carta de Maceió

Os governadores eleitos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), reunidos em Maceió, capital do Estado de Alagoas, em 15 de dezembro de 2010, reafirmam seu compromisso de construir uma ampla agenda nacional de trabalho e discussões.

Um compromisso focado no desenvolvimento econômico e social e no fortalecimento das relações do partido com a sociedade, com sua base política e partidária, com o Governo federal e com os municípios.

Afinal, o PSDB saiu das últimas eleições como uma força política transformadora, com o apoio de mais da metade da população e do PIB brasileiros.

Além do desafio de governar bem oito unidades da federação, é necessário manter a coerência e a qualidade de seu discurso político.

Nesta Carta de Maceió, os governadores eleitos ratificam sua identidade com os valores e princípios fundamentais do PSDB: a consolidação da democracia, a estabilidade econômica, o bem-estar de todos os brasileiros, a ética na política e a liberdade de expressão.

Inspirados por esses objetivos, os governadores do PSDB vão trabalhar juntos para:

1.Cooperação entre Governos: promover, de forma constante e crescente, a cooperação entre os respectivos governos, aproveitando as experiências de sucesso de cada estado, principalmente, na competente e vitoriosa política de profissionalização da gestão pública;

2.Relação com o Governo Federal: estabelecer com o Governo Federal uma relação altiva de respeito mútuo, com responsabilidade e independência, na busca do entendimento para enfrentar os graves desequilíbrios regionais e sociais;

3.Pacto Federativo: colaborar de forma crítica e democrática para restabelecer o equilíbrio do pacto federativo, promovendo: i) a revisão dos mecanismos de transferências voluntárias; ii) o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre União-Estados-Municípios; iii) uma agenda robusta de investimentos necessários ao desenvolvimento;

4.Segurança Pública: cobrar a participação adequada do Governo Federal no financiamento da segurança pública, mediante a transferência de recursos de forma regular e automática;

5.Fórum dos Governadores: tornar permanente este fórum de governadores do PSDB, para estabelecer um processo dinâmico e duradouro de interação e coordenação das ações, propostas, posicionamento político;

6.Apoio a Alagoas: por fim, os governadores do PSDB declaram seu irrestrito apoio à implantação do Estaleiro Eisa em Alagoas, empreendimento fundamental para o combate à pobreza e a redução da desigualdade regional;

Antônio Anastasia – Governador de Minas Gerais

Anchieta Júnior – Governador de Roraima

Beto Richa – Governador do Paraná

Geraldo Alckmin – Governador de São Paulo

Marconi Perillo – Governador de Goiás

Simão Jatene – Governador do Pará

Siqueira Campos – Governador de Tocantins

Teotonio Vilela Filho – Governador de Alagoas

Maceió, 15 de dezembro de 2010.”

Compartilhe:
15 dezembro, 2010 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Carta de Maceió”

  1. Jorge Pegolo disse:

    Ha um diatado popular que diz : Trabalhe muito e seja chefe. Depois, trabalhe muito mais para continuar chefe. Tenho certeza que os Srs. Governadores trabalharao muito mais. Acho fundamental que os Srs. Governadores continuem se reunindo durante o mandato, pois que das discussoes sempre resultarao frutos valiosos. Permito me sugerir que alem dos valores e principios fundamentais do PSDB. elencados, fossem acrescidos os ideais de solidariedade politica com os correligionarios, formação politica valorizando o binomio racionalidade / paixao (conhecimento / emoção )ou vice versa. A materialização viria através de simposios ou como se queira chamar encontros de tucanos, simpatizantes e aliados em todos os niveis da federação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *