Balanço


Eleito governador, Perillo se despede do Senado e promete políticas públicas eficientes em Goiás

“Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-lo a limpo”. A frase do poeta Mário Quintana foi escolhida pelo senador Marconi Perillo (GO) para iniciar seu discurso de despedida do Senado nesta terça-feira (14). Eleito governador de Goiás nas eleições de outubro, o primeiro vice-presidente da Casa despediu-se dos colegas e dos servidores da Casa fazendo um balanço de seus quatro anos como senador por Goiás. Vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais de Goiás prestigiaram o pronunciamento em plenário, bem como o vice-governador eleito, José Eliton, e o 1º suplente de Perillo, Cyro Miranda, que deve assumir seu mandato no Senado.

Em apartes, 27 senadores elogiaram a trajetória do colega e desejaram sucesso e boa sorte para Perillo à frente do governo goiano. O senador respondeu todos os apartes retribuindo os elogios e agradeceu o apoio de seus pares. Perillo afirmou que, como governador de Goiás, buscará traçar políticas públicas “eficientes, efetivas e eficazes, progressistas e responsáveis”.  “Essa será a última vez que ocuparei a tribuna da Casa de Rui Barbosa na atual legislatura. Cheguei aqui animado, cheio de ideias, de sonhos e de projetos e, hoje, ao me despedir, confesso que me sinto realizado, muito mais amadurecido. Aprendi muito com as colegas e com os colegas, que muito me honraram por suas companhias e por suas amizades”, disse.

O senador declarou-se honrado por ter sido sub-relator do projeto do novo Código de Processo Penal e do projeto do novo Código de Processo Civil. Lembrou que foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO); e também das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI); de Educação (CE); de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Assuntos Econômicos (CAE); de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

“Seguimos adiante convictos de que o Senado, além de cumprir a agenda legislativa, é um foro permanente de debates sobre os grandes temas do cotidiano da sociedade brasileira, sempre voltado ao aperfeiçoamento constante e à resposta imediata aos anseios de todos os cidadãos”, afirmou.

Projetos

Perillo também citou alguns de seus projetos, como o PLS 122/08, que determina a nomeação de aprovados em concursos públicos; o PLS 156/07, que trata dos recursos mínimos a serem aplicados na saúde; o PLS 180/08, que desburocratiza a guarda e a adoção e que, segundo ele, serviu de base para a aprovação da Lei da Adoção”; além do PLS 344/08, que reserva vagas nos cursos de graduação para alunos oriundos do ensino público. “Desde que assumimos o mandato de senador, esforçamo-nos ao máximo para manter um ritmo de trabalho intenso e acelerado para honrar a responsabilidade conferida a nós pelos cidadãos do meu estado”, declarou. O tucano disse ainda que sai do Senado com a “convicção do dever cumprido” pois, em quatro anos, apresentou 78 projetos de lei, assumiu a relatoria de 416 propostas e apresentou cerca de 350 emendas em comissões e em Plenário, além de 52 discursos sobre temas diversos.

Apartes

José Agripino (DEM-RN) disse que o “amigo e companheiro” vai fazer falta ao Senado. Elogiou os dois mandatos anteriores de Perillo como governador e afirmou que ele transformou Goiás “em um estado industrial”.

Adelmir Santana (DEM-DF) ressaltou a “coerência de posições” e disse que o Senado perde a sabedoria e inteligência de Perillo.

Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que Perillo “fez um trabalho belíssimo como senador” e com desempenho produtivo. Disse ainda que o colega é “experiente, decente, honesto e trabalhador”.

Antonio Carlos Junior (DEM-BA) declarou que Perillo já teve “dois governos marcantes em Goiás” e que desempenhou um trabalho denso e importante no Senado.

Sérgio Guerra (PE) disse que Perillo “não é de pedir ajuda, é de ajudar”. Acrescentou que o colega é um “colaborador obstinado” que honra o PSDB e o estado de Goiás. “É um dos novos líderes brasileiros e um dos mais consistentes e experientes”, disse Sérgio Guerra, ressaltando a firmeza e determinação de Perillo.

Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que Perillo foi um governador que deu importância para as áreas social e de transferência de renda e dispôs-se a ajudar o colega a testar a Renda Básica de Cidadania em Goiás.

José Sarney (PMDB-AP) declarou que Perillo teve um “desempenho extraordinário” no Senado, agradeceu a ajuda do colega nos trabalhos da Mesa do Senado e desejou que ele tenha “um excelente governo, como já fez no primeiro”.

Lúcia Vânia (GO) disse que Goiás vai dar outro salto de qualidade, como ocorreu na primeira gestão de Perillo à frente do estado. Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que Perillo honrou o estado de Goiás com sua atuação no Senado Federal.

Heráclito Fortes (DEM-PI) declarou que o colega já demonstrou competência tanto no Executivo quanto no Legislativo. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lembrou ter conhecido o colega em 1989, quando Perillo comandava a juventude do PMDB. “Já naquele momento, percebia-se o seu estilo de liderança, a sua formação inquieta, em busca de novos rumos, de progressos. Teve uma carreira vitoriosa: foi deputado federal, com brilhante passagem na Câmara dos Deputados, e governador por duas vezes, no seu estado”,  disse Jarbas Vasconcelos.

Alvaro Dias (PR) afirmou que a eleição de Perillo em 2010 reflete a competência de seus dois mandatos anteriores como governador de Goiás. Efraim Morais (DEM-PB) classificou o colega de competente, com grande capacidade administrativa, sério e transparente.

Jayme Campos (DEM-MT) elogiou a atuação de Perillo como presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Gilberto Goellner (DEM-MT) declarou que o colega exerceu um mandato de senador honesto e competente e que conquistou a simpatia de todos os outros senadores.

Marco Maciel (DEM-PE) disse não ter dúvidas de que Perillo será um ótimo governador. César Borges (PR-BA) disse que o colega iniciou o processo de industrialização irreversível de Goiás.

Papaléo Paes (AP) se disse honrado de ter Perillo como companheiro no PSDB. Augusto Botelho (sem partido-RR) afirmou que o colega ajudou o estado de Goiás a desenvolver-se na área de saúde.

Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou a competência, a capacidade, o discernimento e a visão de futuro de Perillo. Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o carinho demonstrado nos apartes ao discurso de despedida de Perillo é prova do reconhecimento do trabalho e da “presença brilhante” do colega no Senado. “Sem dúvida alguma, Perillo integra um quadro especial de homens públicos que serviram e servem a este país com muito idealismo e com muita coragem”, afirmou Valadares.

Valter Pereira (PMDB-MS) disse que Perillo foi um dos parlamentares mais diligentes que conheceu. Flexa Ribeiro (PA) afirmou que o colega serve de exemplo para todos os senadores.

Cícero Lucena (PB) sublinhou a determinação, competência e altivez de Perillo. Arthur Virgílio (AM) destacou a lealdade e competência do colega. Alfredo Cotait (DEM-SP) opinou que Perillo terá um desempenho ainda melhor como governador do que teve nas duas primeiras vezes. Mão Santa (PSC-PI) elogiou a sabedoria de Perillo e disse que o colega foi um ótimo vice-presidente do Senado. (Da redação com Ag. Senado/Foto: Ag. Senado)

Compartilhe:
15 dezembro, 2010 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Balanço”

  1. Osmar Santos Ferreira disse:

    Governador Marconi Perillo,

    Sua vida como pessoa é um paradigma.
    Suas ações como politico e administrador publico, um exemplo a ser
    seguido, numa área onde os atributos de honradez,seriedade e competência
    estão em baixa.

    Parabens

    Osmar Santos Ferreira – São Paulo – Capital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *