Balanço (1)


Em discurso de despedida, Papaléo Paes destaca principais eixos de atuação durante o mandato

Classificando seu mandato como o período mais importante da sua biografia política, o senador Papaléo Paes (AP) se despediu do Senado nesta terça-feira (14) apresentando um balanço de sua atuação parlamentar nos oito anos em que representou o Amapá.

“Os principais eixos que conduziram a minha atuação nesta Casa são a defesa incondicional do Amapá, estado que tenho a honra de representar; a defesa incondicional de todo cidadão brasileiro; a luta por melhorias na saúde pública; e a defesa da instituição Senado Federal como importante pilar de nossa democracia”, afirmou.

Médico por formação, o tucano afirmou que em seus mais de mil discursos tratou de temas importantes para os brasileiros, principalmente das questões que envolvem a saúde pública. Dos 54 projetos de lei que apresentou, pelo menos uma dúzia relacionam-se diretamente a esse tema.

“Destaco aqui o requerimento que resultou na criação, em 2003, da Subcomissão Temporária de Saúde no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais,  posteriormente convertida em Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde. Foi nesse colegiado que debatemos temas importantes e relevantes da saúde pública brasileira”, salientou.

Elogios

Em apartes, parlamentares de vários partidos elogiaram a postura do tucano ao longo do mandato. O senador Cícero Lucena (PB) salientou a forma como Papaléo se relaciona com todos o senadores e funcionários do Congresso Nacional. Para ele, o fato de o tucano ser cardiologista simboliza o seu modo carinhoso de tratar as pessoas. O senador João Tenório (AL) disse que teve uma convivência “magnífica” com o companheiro de bancada, especialmente por trazer muito equilíbrio às decisões do PSDB.

O senador Flexa Ribeiro (PA) disse que vê a despedida de Papaléo como um “até breve”, pois os percalços das últimas eleições não o impedirão de continuar lutando. De acordo com o 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (GO),  Papaléo marcou sua passagem pelo Legislativo como um dos parlamentares mais produtivos e assíduos.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) agradeceu a forma cordial e atenciosa com que foi recebido pelo congressista do PSDB. Ele disse que teve o “privilégio” de vê-lo atuando como prefeito de Macapá e revelou ser um admirador da forma como atua politicamente.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que manteve uma relação de respeito com o tucano e agradeceu a atenção recebida quando visitou a capital do Amapá. Segundo ele, as divergências que porventura tiveram foram superadas por um diálogo produtivo. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ressaltou o trabalho de Papaléo na fiscalização do uso de recursos públicos e seu empenho na defesa do Amapá.

Paulo Paim (PT-RS) agradeceu a solidariedade de Papaléo nas muitas vigílias que promoveu, enquanto Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ressaltou a lealdade, a gentileza, a cordialidade, a seriedade, o cavalheirismo e a correção de Papaléo nos momentos mais difíceis dos embates políticos. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que Papaléo volta para o Amapá com a cabeça erguida, com o sentimento de dever cumprido e permanecendo na militância política.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que, durante a reforma administrativa do Senado, o tucano defendeu de maneira determinada aqueles funcionários mais humildes que não tinham a quem recorrer. O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que eles têm em comum terem se dedicado à Medicina para servir ao povo, o que os levou à política. O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) disse que “paga para ver” quem tenha o desejo de expressar algum descontentamento com o parlamentar do PSDB. “Não há, entre todos nós, quem guarde algum ressentimento ou contrariedade”, afirmou.

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse que a relação de amizade com Papaléo continuará prevalecendo e não será a falta temporária de um mandato que o tirará da vida pública. O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disse que o Amapá está honrado por ter sido representado no Senado pelo senador do PSDB, que exerceu um mandato “sem máculas”. O senador Marco Maciel (DEM-PE) destacou o espírito público e a assiduidade com que Papaléo exerceu o mandato  e defendeu os interesses do seu estado. (Da redação com Ag. Senado/ Foto: Ag. Senado)

Compartilhe:
14 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *