Novo PSDB


Partido deve ser mais forte do que as pessoas, defende Sérgio Guerra

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou durante reunião das bancadas da Câmara e do Senado que a legenda precisa valorizar sua estrutura. De acordo com o tucano, que se elegeu deputado federal na última eleição, o que tem de ter força é o partido com seus deputados, senadores e sua executiva. “O partido tem que ser mais forte do que as pessoas. Tem que haver sistemas e organizações que permitam a definição do rumo para que o PSDB não seja definido pelos interesses – que não se somam”, frisou o presidente.

Para Sérgio Guerra, o PSDB tem condições viáveis de crescimento e se consolidou como oposição nesta eleição, mas é preciso maturidade, confluência e unidade central para estabelecer a reestruturação do partido. “O fato real é que o partido centralizou a oposição e a nossa liderança, José Serra, conduziu 45% dos eleitores brasileiros nessa última eleição, contra uma candidatura que era a explicitação do presidente Lula na forma de uma outra candidata”, avaliou Guerra.

Play
baixe aqui

O senador disse ainda que a eleição de oito governadores do PSDB foi um ato muito importante. “Elegemos agora tantos senadores quanto há oito anos e tivemos uma pequena redução da bancada federal, perfeitamente explicável por conjunturas estaduais, mais do que por problemas gerais”, salientou.

O encontro, que reuniu deputados e senadores e vários parlamentares eleitos no último pleito, serviu para aproximar os tucanos e criar uma agenda de trabalho da próxima legislatura. “Teremos uma grande bancada de deputados e senadores”, elogiou Sérgio Guerra. Ele aproveitou e disse a todos que “o que reverbera não são as votações, mas a capacidade de vocalizar e de ser ouvido”, ao lembrar que a oposição no Congresso quase não tem poder de decisão sobre as matérias votadas.

Já o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), declarou ter se impressionado com a qualidade dos deputados e senadores eleitos. “Acredito que teremos uma bancada do PSDB da melhor qualidade, pelas qualificações das pessoas e diversidades de experiências”, ressaltou.

“O importante foi que a bancada conversou sobre seu propósito e a reafirmação da nossa posição como oposição”, resumiu o líder. “Temos um papel claro, que é o de fiscalizar as ações do governo e apresentar propostas alternativas. E não tem de ser radical, pois ela é tão importante para a manutenção do sistema democrático quanto o próprio governo”, concluiu João Almeida.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 26 de janeiro de 2011. Nela, os novos deputados e senadores continuarão a discutir o papel do PSDB na próxima legislatura e decidirão quem será o novo líder do partido na Câmara dos Deputados.

(Reportagem: Thaís Antonelli/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 dezembro, 2010 Últimas notícias 5 Commentários »

5 respostas para “Novo PSDB”

  1. JOSE CARLOS CALZA disse:

    Sou filiado ao PSDB pelas mãos de Mario Covas. Fui prefeito e minha cidade ( Descalvado – SP), por tres mandatos. Acho imprescindivel que o partido tenha mudanças logo, o partido tem que entrar mais no meio do povo. Tem que ter o cheiro de povo. E mais, o partido precisa prestigiar mais seus filiados angariadores de votos. (aqui na minha cidade, Serra 73,75%, Alckmin mais de 75%). Não podemos deixar as pessoas identificadas com o partido, mudarem para outros partidos..Quero fazer parte dessas mudanças, e vermos nosso PSDB andar pra frente. Nada de cara feia nesse partido, o povo gosta de carinho e temos que dar ao povo carinho, pois sério nosso partido é, não somos partido de corruptos como é o PT.

  2. Mara Kramer disse:

    Seria interessante que os jornais televisivos mostrassem todos os dias a parte mais significativa das discussões na Camara e no Senado. Isto ampliaria o espaço da oposição no televisão e integraria mais povo e Congresso. Sei que existe TV Senado, mas pouca gente vê. Uma parcela das discussões, depois analisada, é mais importante e didático para o povo. PSDB poderia tentar este novo espao de visibilidade para seus dep e senadores.

  3. Está certo o presidente Sergio Guerra. Chega de falar em nomes. Vamos discutir idéias e ideais. É isso que fará do PSDB um partido forte, que tenha algo concreto para levar ao cidadão.
    Creio que o debate precisa chegar aos municípios.
    Meu mandato como vereadora do Rio foi e tem sido centralizado na fiscalização das açoes do Governo. A maioria mostra o que é bom e esconde o que é ruim. A Oposição precisa mostrar o que fica debaixo do tapete. E quando possível, propor soluçoes.
    Lutar pela transparência orçamentária, desvendar para o cidadão aquilo que ele não entende -afinal o que fazem com o imposto que eu pago, que resultado ele está trazendo para a sociedade ? responder ao cidadão, levando a luz a essa caixa preta dos orçamentos públicos é um grande começo para um novo PSDB
    Posso garantir que, aqui no Rio, colho muitos frutos, de todos os lados, de pessoas de todas as tendências, com esse desafio fascinante.

    andrea

    andrea

  4. Said disse:

    Não tem necessidade o PSDB como partido político de fazer mudança de fachada, ou virar sigla de aluguel. A mudança é literalmente sistêmica! O PSDB deve agir e atuar como partido político, em defesa do cidadão no estado democrático de direito, cuja essência está assegurada na cf. De 1988. Deve ser um partido em busca da vitoria do estado social, sem agredir o estado legal, o estado econômico e financeiro. Deve assumir com transparência, as mudanças necessárias ao equilíbrio de gestão sobre arrecadação, reforma agrária, educação, saúde e segurança pública. Devem ser transparentes no investimento e custeio das políticas públicas, abominando os viciados na linguagem de ou das mudanças! Deve ser um partido político, democratizando suas ações com moral, ética e respeito às garantias sociais asseguradas, dificultando o uso indevido da boa fé.

  5. Olá amigos, devemos cade vez mais nos unir, trazer o de melhor para nossa população sou Caio filiado do PSDB PETRÓPOLIS estou realmente satisfeito com os resultados aqui, como qualquer partido deve haver mudanças e no PSDB tem que haver já!

    é facil falar e apontar os erros nós como filiados temos os dever de levar o problema e um caminho para solução.

    http://www.caioajram.tk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *