Direto do Plenário 07/12/2010


Existem votações que enobrecem uma legislatura e, outras que a envergonham. Colocar em votação uma lei que autoriza os bingos, os caça-níqueis e a regularização da contravenção e da lavagem de dinheiro, com certeza trará uma mácula indelével desta legislatura que está por se encerrar. Devemos impedir essa votação. E se ela vier por ventura a ser admitida, envergonhando esta Casa e a todos os parlamentares, é importante que essa votação se faça de forma nominal para que nós possamos explicitar quem é quem nesse jogo de corrupção na Câmara dos Deputados, aqui no Congresso Nacional.”

Deputado Marcelo Itagiba (RJ), ao condenar a legalização dos jogos de azar no país. A votação está na pauta do plenário da Casa, que está trancada por nove medidas provisórias.

A sociedade moderna não pode mais fugir à responsabilidade de lidar com uma face da diversidade: a existência de pessoas portadoras de deficiência. Sabe-se que, na grande maioria dos casos, essas deficiências não incapacitam a pessoa a exercer seu papel na sociedade, a ter um trabalho e ser produtiva, a construir família e se inserir na vida social. É preciso superar os preconceitos, sejam os que afastam essas pessoas da vida profissional, por suposta incapacidade, ou os que fazem recair no ‘coitadismo’, pelo qual são consideradas dignas de pena. Aquilo que essas pessoas precisam, para dar expressão a suas capacidades e exercer seus direitos de cidadania, é acessibilidade.”

Senadora Marisa Serrano (MS) em discurso durante abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Senado. Segundo dados da Fundação do Trabalho do Mato Grosso (Funtrab), apenas 23 das 125 pessoas com deficiência encaminhadas para colocação profissional pelo órgão em Campo Grande conseguiram ser admitidas.

Uma das grandes conquistas da modernidade, sem dúvida alguma, é a crescente consciência, cada vez mais disseminada entre os seres humanos, sobre os direitos das pessoas com deficiência. De fato, a valorização dessas pessoas é a manifestação dos aspectos mais nobres da vida em sociedade: o amor ao próximo, a capacidade de colocar-se no lugar do outro, o respeito às diferenças, a luta contra a intolerância e o preconceito.”

Senador Papaléo Paes (AP), que também participou da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O parlamentar destacou diversas ações inclusivas do Senado, entre elas, as instalações físicas adaptadas da Casa, com rampas, elevadores, banheiros adaptados e sinalização em braile.

Compartilhe:
7 dezembro, 2010 DPlenario Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *