Legado valioso


Tucanos destacam impacto positivo dos megaeventos esportivos para o desenvolvimento brasileiro

A presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira (GO), destacou nesta quarta-feira (1º) a importância da realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para o país. De acordo com a parlamentar, esses megaeventos esportivos trarão impactos positivos para a indústria do turismo, além de um grande legado para a população na infraestrutura e nas áreas social, econômica, cultural e educacional. “A infraestrutura, por exemplo, é essencial, pois representará uma melhoria dos aeroportos, portos e da mobilidade urbana. Isso facilitará a vida de muitos brasileiros”, enumerou.

Raquel elencou pontos importantes para que o Brasil colha benefícios permanentes, e não apenas durante as competições. “É preciso investir na qualificação profissional, na infraestrutura turística e na hotelaria”, defendeu. A tucana também alertou para um sério problema: apenas uma minoria da população tem fluência em outro idioma. “Por isso, é importante difundirmos o domínio dessas línguas para evitar problemas de comunicação com os turistas que nos visitarem”, recomendou.

A deputada do PSDB participou hoje do 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur) promovido pelas comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. O encontro foi pautado exatamente para discutir os impactos desses grandes eventos para a indústria do setor.

Para que a Copa e as Olimpíadas sejam realmente um sucesso, a parlamentar também cobrou uma melhor preparação dos atletas e de todas as pessoas envolvidas. “É preciso despertar no país um sentido de que todos somos responsáveis pelo evento, não só o agente de viagem”, apontou. “Essa cultura da receptividade de que a presença do turista significa emprego, dinheiro circulando e melhor qualidade de vida tem que fazer parte do coração de cada brasileiro”, completou.

É preciso planejamento, transparência e fiscalização

Na avaliação da tucana, também é preciso preparar o Brasil para que o estrangeiro venha para assistir aos jogos e tenha vontade de voltar depois. Segundo ela, caso isso ocorra o turismo será cada vez mais uma atividade rentável no país. Ela disse ainda que é necessário acompanhar como os recursos estão sendo aplicados nos eventos para evitar desperdícios. “Por isso, é necessário um planejamento adequado”, alertou.

Já o deputado Silvio Torres (SP) afirmou que o impacto na área turística será muito significativo. “O Brasil vai ser mostrado como um destino atrativo e isso pode aumentar o número de turistas que nos visitarão. Mas é preciso transparência e fiscalização”, ressaltou o tucano. De acordo com Torres, a boa aplicação dos recursos permitirá que os megaeventos esportivos deixem para o país um legado positivo e permanente.

Participaram do evento o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Alexandre Sampaio; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, George de Mello Braga; o ministro do Turismo, Luiz Barretto, entre outros.


600 mil
turistas estrangeiros devem vir ao Brasil para a Copa de 2014, segundo estimativa do Ministério do Turismo.

Mercado de cruzeiros marítimos emprega 20 mil pessoas só no Amazonas

Após o painel sobre o tema “Cruzeiros Marítimos: Infraestrutura e Expansão do Mercado”, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Ricardo Amaral, a deputada Raquel Teixeira citou o impacto econômico que essa atividade trouxe para o Amazonas. A tucana informou que, entre 2009 e 2010, a expansão dos cruzeiros no estado foi de 37%, empregando 20 mil pessoas. “Esse número é uma amostra do impacto econômico e social nos estados”, argumentou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Confira a programação do 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística

Compartilhe:
1 dezembro, 2010 Sem categoria, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *