Apagão iminente


Macris: caos aéreo é a primeira herança maldita deixada por Lula para sua sucessora

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara aprovou nesta quarta-feira (1º) requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) que pede a realização de uma audiência pública, prevista para o próximo dia 15, para discutir os problemas de falta de pessoal das empresas aéreas e os atrasos e cancelamentos de voos. Para o tucano, apesar da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ter anunciado medidas para tentar conter o caos nos aeroportos devido ao grande movimento previsto neste final de ano, as autoridades do setor ainda devem explicações à sociedade brasileira.

Segundo Macris, a prova de que nada foi resolvido depois da reunião de emergência com as companhias aéreas são os problemas registrados com a TAM no último final de semana. Para tentar conter o apagão iminente, a Anac chegou a suspender a venda de passagens da empresa para todas as rotas nacionais com decolagem prevista até a próxima sexta-feira (3), mas já cancelou a determinação.

Play
baixe aqui

O deputado acredita que falta fiscalização por parte do governo, pois as empresas sempre alegam problemas nas suas escalas de tripulação e falta de pessoal. “Isso é uma tragédia da má gestão. Ou seja, não se conseguiu gerenciar bem o sistema aéreo brasileiro. Apesar dos problemas, o governo não deu conta disso. Foi incompetente para resolver a questão e essa é a primeira herança maldita que o presidente Lula está deixando para a sua sucessora”, criticou.

O parlamentar também destacou que a falta de mecânicos para garantir a manutenção das aeronaves pode gerar uma crise na segurança da aviação civil. Para Macris, a questão é séria, já que a legislação brasileira não permite a contratação de técnicos estrangeiros para suprir a demanda das empresas aéreas nacionais.

“Nós não temos mecânicos suficientes no Brasil, o que torna o problema mais grave ainda. O aumento da demanda, segundo denúncia do próprio sindicato, faz com que os profissionais fiquem se revezando, fazendo horas extra e aumentando a carga horária acima da capacidade física deles. Isso começa a comprometer a segurança de voos”, alertou.

O tucano também foi taxativo ao afirmar que o sistema deve entrar em colapso no final de ano com o aumento de 20% da procura por voos. “Não se investiu nada em infraestruta aeroportuária. Vamos ter caos aéreo, não tenho dúvida nenhuma”, afirmou.

Devem participar da audiência daqui a duas semanas os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Também foram convidados os representantes do Sindicato Nacional dos Aeroviários e os presidentes da Gol, Tam e Webjet. (Reportagem: Marcos Côrtes e Lúcio Lambranho/Foto: Eduardo Lacerda/ Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

Omissão do governo gerou situação crítica nos aeroportos, avalia Emanuel Fernandes

Silvio Torres: medidas contra colapso no sistema aéreo já deveriam ter sido adotadas

Compartilhe:
1 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *