Meio ambiente


Tripoli espera maior comprometimento dos países ricos na conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Vice-líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli (SP) participa, a partir da próxima segunda-feira (29), da 16ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16). O encontro ocorrerá em Cancún, no México, entre 29 de novembro e 10 de dezembro. O objetivo do evento é adotar medidas mundiais que possam reduzir o aquecimento global e minimizar o aumento da temperatura.

A expectativa de Tripoli é que as negociações durante a conferência criem novos instrumentos de combate ao aquecimento do planeta tanto nos países industrializados como nas nações em desenvolvimento. No entanto, o parlamentar paulista pondera que a COP 16 só terá êxito se houver maior comprometimento dos países envolvidos.

Na avaliação do deputado, os mandatários estrangeiros precisam equilibrar suas expectativas. “É importante que cada um leve para casa resultados positivos, permitindo que outras nações façam o mesmo. É dessa maneira que os principais acordos multilaterais são feitos e é assim que tem que acontecer com o clima também. Mudanças climáticas não é um assunto que se consegue resolver só com boa vontade”, argumentou.

Tripoli, que no ano passado participou da COP 15, defende que durante a COP 16 haja maior participação dos países em desenvolvimento nas iniciativas de redução das emissões. Ele também espera um envolvimento menos tímido dos Estados Unidos, que nunca ratificaram o Protocolo de Kyoto. “Esperamos uma sinalização clara dos países de que as metas firmadas sejam aceitas. Japão e os países europeus não vão aceitar aprofundar os compromissos de Kyoto sem que os Estados Unidos se comprometam”, finalizou.

Saiba mais sobre a COP 16 aqui

(Da assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
26 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *