Cidadania juvenil
Parlamento Jovem estimula criação de novas lideranças políticas, destaca Lobbe Neto
O Parlamento Jovem aprovou nesta sexta-feira (26) nove projetos de lei apresentados pelos 77 estudantes participantes do programa. As propostas aprovadas na sessão poderão se transformar em projetos reais e tramitar normalmente pela Câmara, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa da Casa resolva apadrinhar as sugestões dos alunos de 16 a 22 anos do ensino médio, que simularam durante uma semana o funcionamento do Legislativo.
Uma das iniciativas aprovadas prevê a destinação de mais verbas para as universidades que cumprirem metas de interiorização do ensino superior. O projeto foi apresentado por Rosiane Aires, 17 anos, de Iracema (CE). Outro projeto ratificado pelos jovens prevê acompanhamento psicológico aos alunos nas escolas públicas de educação básica. A matéria foi relatada por Jhonathas Castro, 18 anos, natural de Casimiro de Abreu (RJ).
Idealizador do Parlamento Jovem, o deputado Lobbe Neto (SP) acredita que o programa vai facilitar ainda mais o interesse desse segmento da população pela política. “O jovem brasileiro é participativo e solidário. O que falta são meios e oportunidades para que eles possam participar dos processos”, ressaltou.
Segundo o tucano, a presença desses jovens na Casa também incentiva o surgimento de novas lideranças. “A ideia é que eles possam exercer a verdadeira cidadania e participem da política nacional. Isso é muito importante e espero que daqui saiam grandes lideranças para o futuro do Brasil. Muitos dos participantes de outras edições se tornaram vereadores em seus municípios”, resumiu.
Representante do Paraná, o estudante Lucas Karpstein disse que a experiência foi muito enriquecedora. “Você não somente vê, mas também atua como parlamentar”, resumiu. Entre os projetos aprovados hoje, Lucas destacou o que garante o abono das faltas no trabalho para os vestibulandos em dias de provas e outras duas propostas ligadas ao meio ambiente. Uma delas inclui na grade curricular questões sobre sustentabilidade e a outra garante créditos para que os agricultores possam fazer a transição da agricultura convencional para a orgânica.
Ainda a respeito da atividade encerrada hoje, Lobbe Neto afirmou que os jovens tiveram a chance de conhecer a realidade do Legislativo. “É a oportunidade de saber como nascem as leis, e eles levam esse conhecimento para os seus estados”, ressaltou o tucano. (Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/ Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)
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