Homenagem


Senadora Marisa Serrano destaca legado deixado pelo “pai da psicanálise”

A pedido da senadora Marisa Serrano (MS), o Senado promoveu nesta quinta-feira (25) uma sessão em homenagem ao centenário de fundação da Associação Psicanalítica Internacional (Internacional Psychoanalytical Association, ou IPA, na sigla em ingês). A entidade foi criada por Sigmund Freud, em Nuremberg, na Alemanha, em 1910. Segundo a tucana, a iniciativa do médico tinha como objetivo estimular a criação de grupos de psicanálise em todas as partes do planeta, por meio de debates e pesquisas, além do desenvolvimento de políticas de treinamento e parcerias com outras instituições.

De acordo com a parlamentar do PSDB, a IPA é a principal associação de coordenação e regulação da psicanálise do mundo, tendo como preocupação central beneficiar os pacientes. Marisa Serrano também destacou a persistência das ideias deixadas por ele ao longo do tempo. “Até hoje a gente brinca dizendo ‘Freud explica’ quando qualquer coisa foge um pouco da nossa compreensão. A figura de Freud permanece viva até hoje”, pontuou.

Na avaliação da senadora, Freud revolucionou a maneira de pensar a vida, pois suas ideias e conceitos influenciaram a cultura, a educação e as ciências de modo geral. Para a tucana, não há campo do conhecimento que atualmente não esteja sob a influência da força do pensamento freudiano. Ela assinalou que, em 100 anos de psicanálise, o mundo evoluiu muito no campo da medicina, que ensinou a cuidar mais do corpo, e também da psique.

Play
baixe aqui

Marisa ressaltou que a teoria do inconsciente, as formulações originais sobre o complexo de Édipo, família, mitos e a cultura em seu sentido mais amplo têm ensinado as pessoas a ampliar e desenvolver sua humanidade. Ela acrescentou que todos os gestos, sentimentos, atitudes, decisões e motivações que permeiam o cotidiano encontram explicações instigantes e acuradas no modelo de pensamento freudiano. “Na política, na economia, no mundo empresarial, no mundo da publicidade, na sociedade de consumo, nos ambientes das relações pessoais e institucionais, as ideias de Freud são largamente utilizadas”, reiterou.

Tucano defende inclusão da psicanálise no SUS

Já o senador Papaléo Paes (AP) cobrou do governo federal a inclusão da especialidade “psicanálise” no Sistema Único de Saúde para atender a população pobre. Segundo o parlamentar, o tratamento mental gratuito é deixado de lado pelo governo. “É algo sempre muito esquecido e, por isso, precisamos aumentar a abrangência deste tipo de tratamento por meio do SUS para que estas pessoas com menores condições socioeconômicas tenham acesso às sessões de psicanálise, que são caras”, cobrou afirmou.

Ex-presidente da IPA, Cláudio Laks Eizirik disse não ter notícia no mundo de uma homenagem semelhante a prestada pelo Senado a essa disciplina científica. Para ele, a cerimônia representa o reconhecimento do trabalho da associação internacional e da dedicação dos psicanalistas brasileiros. O presidente da Federação Brasileira de Psicanálise, Leonardo Francischelli, leu uma carta enviada pelo atual presidente da associação, Charles Hanly, que ressaltou a difusão do conhecimento e da prática da Psicanálise pelo mundo. Ele relata na carta que a IPA está desenvolvendo a prática na China, Índia, Japão, Coreia e Taiwan.

(Reportagem: Artur Filho com informações da Ag. Senado/ Fotos: Geraldo Magela e Eduardo Lacerda/ Áudio: Elyvio Blower)


Leia também:

Freud: Ícone da cultura moderna

Compartilhe:
25 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *