Iniciativa pioneira


A pedido de Marisa Serrano, Senado faz homenagem inédita a Freud

Por iniciativa da senadora Marisa Serrano (MS), o Senado comemora nesta quinta-feira (25) o centenário da Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association – IPA). Marcada para as 14h, a sessão especial vem chamando a atenção da imprensa em Brasília, visto que essa será a primeira vez que Freud receberá homenagens dos parlamentares.

O evento contará com a presença de representantes de várias entidades psicanalíticas e será marcado pela manifestação de várias autoridades da área. De acordo com a senadora, a sessão especial de comemoração dos 100 anos da IPA – instituição criada por Sigmund Freud em 1910 – ficará marcada na história do Congresso Nacional.

“Freud revolucionou o pensamento humano e suas ideias e conceitos tiveram forte impacto na cultura, na educação e nas ciências de modo geral”, afirmou a senadora, justificando a sua proposição junto à Mesa Diretora da Casa.

Marisa destacou que a IPA é a principal instituição de coordenação e regulação da psicanálise em âmbito mundial. Ela ressaltou o papel agregador da  entidade, que contribui para a troca de experiências e pesquisas em todo o planeta. “A IPA busca estimular a criação de grupos de psicanálise no mundo todo, promovendo debates, fazendo pesquisas, desenvolvendo políticas de treinamento e estabelecendo parcerias com outras instituições”, afirmou.

Atualmente a IPA tem mais de 12 mil membros associados. Com sede em Londres, serve de referência científica para os psicanalistas do mundo inteiro. Em 1997, foi criado o Comitê da IPA para as Nações Unidas e, no ano seguinte, a instituição virou consultora junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

No Brasil, as ações das sociedades de psicanálise vinculadas à IPA são articuladas pela  Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), que reúne 12 sociedades e 11 núcleos de psicanálise no país. (Da assessoria de imprensa/ Foto: Ag. Senado)

Compartilhe:
24 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *