Novos deputados (16)


Com experiência na gestão do SUS, Marcus Pestana defende regulamentação da Emenda 29

Um dos quatros novos integrantes da bancada mineira do PSDB na Câmara, Marcus Pestana (MG) foi eleito deputado federal com quase 162 mil votos.  Economista, o futuro parlamentar assumirá o mandato com a experiência técnica dos cargos de secretário de Saúde de Minas Gerais durante o governo de Aécio Neves e de presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

A biografia pública de Pestana vai além – ele também foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral no governo de Eduardo Azeredo, além de ter ocupado a chefia de gabinete no Ministério das Comunicações e a secretaria-executiva do Ministério do Meio Ambiente durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O tucano é fundador do PSDB e um dos primeiros vereadores do partido no Brasil. Foi eleito, aos 22 anos, o mais jovem da Câmara de Juiz de Fora. Nos anos 80, também coordenou a campanha “Diretas Já” na cidade mineira.

As suas principais bandeiras na Câmara serão a defesa da seguridade social e a saúde. O primeiro compromisso já foi anunciado: a luta pela regulamentação da Emenda 29, que vincula recursos das três esferas de governo para o SUS. Marcus Pestana também considera fundamental fazer as reformas política, tributária e fiscal. O novo parlamentar defende a reforma política, pois na sua avaliação o sistema é pouco transparente para o eleitor.

Na questão tributária e fiscal, Pestana considera que as mudanças são essenciais, pois é preciso desburocratizar, simplificar e tornar claro o sistema de arrecadação para o contribuinte. “As pessoas com menor renda, proporcionalmente, pagam mais impostos do que as pessoas com rendimentos mais altos. O sistema é injusto”, avaliou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: divulgação)

Leia também:

Série apresenta os 25 novos deputados do PSDB que assumem o mandato em 2011

Compartilhe:
23 novembro, 2010 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Novos deputados (16)”

  1. Julia Rosa da Cruz disse:

    Boa Tarde,

    Esta emenda 29 já deveria ter sido regularimentada, é uma pena que os governantes não pensam no povo que os elegeu, vamos ver se esta emenda seja realmente votada e aprovada em 2011. Temos também os projetos dos aposentaods o Pl 3299/2008 e 4434/2008 e 01/2007 que que já deveriam ter sido votados na Camara, e a má vontade politica não votou até o presentente momento, este é mais um compromisso que deverá ser cumprindo com os trabalhadores.
    Boa sorte a todos, em especial aqueles que vao exercer o primeiro mandato, sejam firmes em seus compromissos, esperamos bons resultados.
    Estou a inteira disposiçao para ajudar a cobrar.

  2. silvia lúcia reis napoleão disse:

    O Deputado Marcus Pestana leva para a Cãmara Federal sua capacidade de gerir e incrementar projetos na área da saúde. Sua experiência vitoriosa em Minas como Secretário de Saúde por duas vezes,deu ao Estado destaque nacional com os resultados obtidos, entre eles, a redução da mortalidade infantil e a priorização da universialização do acesso aos serviços de saúde.
    Tem portanto todas as condições para liderar a regulamentação da Emenda 29.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *