Meio ambiente


Duarte Nogueira defende aprovação  do Código Florestal pela Câmara ainda neste ano

O deputado Duarte Nogueira (SP) defendeu nesta terça-feira (23), durante audiência pública na Comissão de Agricultura,  Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural,  a aprovação do novo Código Florestal ainda neste ano na Câmara. O tucano defendeu o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) e  argumenta que é preciso definir apenas um prazo para a recuperação das áreas desmatadas. O texto foi aprovado em julho pela comissão especial criada para analisar o assunto.

“O texto garante a presença da nossa produção e ao mesmo tempo do desenvolvimento sustentável. O novo código vai trazer uma aplicação legal que poderá ser cumprida e vai ao encontro da sustentabilidade. Ou seja, o desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais e muita responsabilidade”, afirmou.

Duarte Nogueira lembrou que o atual código tem 45 anos,  época em que a produção agrícola era de apenas 19 milhões de toneladas e o país tinha uma população de 54 milhões de brasileiros. Hoje, argumenta o deputado, o Brasil produz 145 milhões de toneladas de grãos por ano e tem uma população de 190 milhões de habitantes.

Para o tucano, com a aprovação do projeto é possível estabelecer um compromisso para impedir a derrubada das florestas, sobretudo na Amazônia. O parlamentar também disse que a proposta contempla que sejam reutilizados 100 milhões de hectares de terras no Cerrado “sem derrubar uma única árvore”.

Play

(Reportagem: Artur Filho/Foto Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *