Cidadania


Sessão de abertura da 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro ocorrerá na manhã desta terça-feira

Está marcada para esta terça-feira (23), às 8h45, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, a sessão solene de Abertura da 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Na ocasião, os jovens elegerão a Mesa Diretora que presidirá os trabalhos até a próxima sexta-feira (26).

O PJB é um evento anual que oferece a possibilidade de estudantes do ensino médio de todo o país participarem de uma jornada parlamentar como deputados por uma semana. Com idade entre 16 e 22 anos, os alunos devem apresentar um projeto de lei que trate de temas nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; além de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O foco temático preferencial este ano é o primeiro emprego. A seleção final dos estudantes participantes foi feita por uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa.

Os projetos apresentados pelos alunos e aprovados pelo Parlamento Jovem Brasileiro podem ser apadrinhados por um parlamentar, que o apresentará formalmente à Câmara. As sugestões inclusive podem virar lei. É o caso do PL 1.695/2007, apresentado pelo deputado Lobbe Neto (SP) e inspirado em proposta apresentada em 2004, durante o Parlamento Jovem, pela aluna Martha Ramires Oliveira Sachser de Souza. O projeto prevê a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita agora no Senado.

Autor do projeto que criou o programa, o tucano avalia que o PJB é uma grande oportunidade dos jovens aprenderem mais sobre política e sobre como se fazem as leis. “Durante uma semana eles têm a oportunidade de vivenciar de perto o trabalho parlamentar. Eles aprendem sobre o Congresso Nacional, a política brasileira e sobre o Brasil. Além disso, descobrem a importância de saber escolher seus representantes para a construção de uma nação cidadã”, afirmou Lobbe. (Da assessoria/ Foto: divulgação)

Compartilhe:
22 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *