Oposição firme


PSDB discute processo de reestruturação e de fortalecimento do partido

Na primeira reunião após as eleições, a Executiva Nacional do PSDB discutiu nesta quinta-feira (18) conduzir um processo de reestruturação e fortalecimento do partido. O primeiro desafio é organizar as convenções municipais , estaduais e nacional. “Haverá uma ação com vistas às convenções”, anunciou o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE). Os encontros serão realizados, respectivamente, até os dias 20 de março, 17 de abril e 29 de maio.

Durante o encontro, foi criado um grupo que vai sugerir a agenda de trabalho. “Vamos propor medidas para que essas convenções já estejam inseridas no projeto de reconstrução, ampliação e democratização do partido”, acrescentou Guerra. O grupo será formado pelo líder do partido na Câmara, João Almeida (BA), pelo secretário-geral, Rodrigo de Castro (MG), pelos deputados Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) e Carlos Sampaio (SP), além do deputado licenciado Walter Feldman (SP).

A primeira medida prevista é o recadastramento dos filiados, a fim de incentivar a participação e o vínculo efetivo dos militantes e simpatizantes com o partido. Também deverá ser feita outra reunião, mais ampla, que deverá ter a participação do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, do ex-governador José Serra (SP), de senadores, entre eles, Aécio Neves (MG), e também dos deputados eleitos. Neste encontro, deverá ser discutida a proposta de Aécio de formar um grupo de notáveis para reformular o programa da legenda. Antes desta reunião maior, deverá haver um encontro dos governadores eleitos pelo partido. Ela está sendo preparada pelo governador reeleito de Alagoas, Teotônio Vilela, que esteve nesta quinta-feira em Brasília.

Um consenso da reunião da Executiva é que o partido fará “dura oposição” ao governo federal como forma de defender os 45% de eleitores que votaram no candidato à Presidência José Serra (SP).  Walter Feldman mostrou o tom da postura que será adotada: “A eleição, no Brasil, se sobrepõe à politica. O processo se dá a partir do interesse eleitoral. Falta o debate das ideias. Precisamos repensar o partido, os programas, as ideias”, disse. Presente ao encontro, Vellozo Lucas completou: “A agenda deve conter vários ingredientes em defesa de valores. Estamos motivados para empreender um programa audacioso de fortalecimento das bases do partido”. (Da Agência Tucana/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
18 novembro, 2010 Últimas notícias 18 Commentários »

18 respostas para “Oposição firme”

  1. joao santana disse:

    O Rio de Janeiro deveria ter prioridade no debate nacional do Partido, devido a sua importância política no cenário nacional. Temos uma juventudde pujante e uma militância aguerrida que precisa de uma atenção maior da direção partidária.

  2. Antonio Joaquim Alves disse:

    Senhores,

    Cumprimento a Executiva Nacional do meu Partido pela feliz iniciativa de reestruturar o PSDB. Tenham a certeza de que essa medida irá mexer, e muito, com a militância, sobretudo no interior onde o embate ideologico, programático e pragmático com o PT é constante. Vivemos isso nesta eleição aqui em Paracatu – Minas Gerais. Foi salutar e motivador. È preciso nacionalizar o Partido, realizar encontros regionais amiudos, enfim, sacudir a todos nós.

  3. Carlos de Oliveira Avila disse:

    Prezados Senhores,
    Creio que o PSDB precisa de uma bandeira idealista que o mantenha em constante presença na midia e que atenda aos anseios de seus militantes. Não consigo imaginar nada melhor do que a eleição DIRETAS JÁ para cargos legislativos. Falo do Voto Distrital. Quais razões temos para isso? Veja algumas respostas:
    1o) A primeira delas é que o Voto Distrital faz parte de nosso programa partidário.
    2o) Porque aproximará o eleito de sua base, além de fomentar novas lideranças.
    3o) Porque as campanhas seriam muito mais baratas e poderíamos neutralizar as campanhas milionárias mas sem conteúdo.
    4o) Porque seria uma forte campanha para a moralizaçao da política, e isso certamente arrebatará os jovens e os idealistas que tanto precisamos em nosso país, aumentando nossa militância.
    5o) Porque o PSDB sairia fortalecido me sua base, pois ela passaria a ter mais importancia relativa em nossa organização partidária. Isso atriaria uma forte militância na base.
    6o) Porque este tema é forte o suficiente para trazer o partido para a mídia e nos sustentar com força na oposição.
    7o) Porque esta é uma bandeira que pode nos ser roubada (se não fizermos nada), como tantos outros feitos do PSDB e manipulada e distorcida pelos donos do poder de plantão.
    8o) Porque podemos trazer a tona o fato do Estado de São Paulo não estar devidamente representado na Câmara dos Deputados por ser o ÚNICO Estado da Federação com limite no número de representantes.
    9o) Porque podemos nem conseguir esta vitória, mas seremos lembrandos na próxima eleição por ter oferecido uma alternativa para melhorar a política em nosso país.
    10o) Porque com uma campanha como essa poderemos sair às ruas com camisetas com 45 no peito e nas costas e divulgar o nosso Partido para as próximas eleições, ajudando desde já aquele que for escolhido para as eleições majoritárias.

    Bom, eu creio que poderia citar mais uma 10 razões, mas espero que aquelas que apresentei lhe sirvam como motivação para considerar esta modesta contribuição.

    Saudações tucanas

  4. Marcia Pinho disse:

    Concordo com a reestruturação e fortalecimento do partido. Aqui, no Estado do Rio de Janeiro isso será de grande valor; precisamos trabalhar em conjunto, as lideranças das cidades precisam ser ouvidas e participar das decisões do partido no nosso estado. O recadastramento se faz necessário para maior comprometimento dos militantes em prol de um trabalho eficaz e contínuo.
    Marcia Pinho – Niterói

  5. agnaldo lopes da silveira disse:

    caros companheiros. estou de pleno acordo, em que devemos discutir e planejar, o partido para o futuro. porem, nao devemos mudar a sigla.temos que expulsar, todos aqueles, que, eleitos pelo partido, apoiaram cadidatos, de outras de outras coligaçoes. nao podemos ser complacentes, com esta pratica nojenta.

    saudaçoes-tucanas.
    Agnaldo Lopes da Silveira.
    Presidente Diretorio municipal.
    Xiquexique BA.

  6. Ivanes Paulo dos Santos disse:

    Senhores, acreditar num projeto real e sólido é base fundamental para o crescimento do partido perante os eleitores. Os 45% não só representam a insatisfação de uma importante parcela da população como também sinalizam que atos e fatos do futuro governo podem elevar este número.

    Acredito na oposição ética, verdadeira e transparente. Uma oposição que tem o que dizer e sabe o que este povo necessita. É preciso reformular o programa do partido sim, mas antes de tudo é preciso fortalecer nossos valores e crenças.

    Cada militante, afiliado, simpatizante ou político ativo deste partido deve sentir orgulho pelas nossas conquistas e o que representamos e ao que nos propomos como representantes da social democracia brasileira.

    Sem demagogias, nossa oposição vai reconstruir este país!

    Tenho fé!

  7. Barbosa disse:

    Pontos que devem ser falados pelos quatro cantos:
    As ações do psdb nos governos anteriores federal e estaduais.
    -Hoje temos 194 milhões de tel mais que a população, quem foi responsável por este avanço? Gov do psdb. E o plano real, se não fosse FHC onde estariamos hoje? O povo de São Paulo se lembra quantas noites Mario Covas e Dr Geraldo devem ter passado sem dormir quando recebeu o estado em 95?
    Os petista acharam a estrada asfaltada,e hoje dirigem seus carrões sobre um asfalto que não sabem quanto custou, e feito com muita seriedade e respeito ao dinheiro do contribuinte.Esses caras nos veem como uns trouxas,precisamos reagir firmes,colocar o partido na rua com muito apoio.
    Abraço,

  8. Doca disse:

    Não tem muito haver sobre o assunto acima, porém, quero sugerir aos nossos parlamentares do PSDB, que encaminhem um projeto de Lei, para regulamentar o controle dos gastos que o usuário tem com o celular pré-pago, melhor esclarecendo, quando colocamos um certo valor em crédito, de repente somos surpreendidos com a finalização dos mesmos, e não sabemos onde e como foram gastos estes créditos, então, que seja elaborado um mecanismo de controle para ser enviado ao consumidor um detalhamento de onde foram gastos estes créditos, pois os senhores podem ter certeza que a maioria dos usuários do celular pré-pago não fazem a menor idéia do alto custo do minuto destas ligações, e se ele receber este detalhamento terá maior controle sobre suas ligações, bem como é um direito do consumidor saber qual o valor de cada ligação, um mecanismo parecido com os telefones fixos, ou seja resumindo, que o usuário recebe em sua casa um extrato contendo o detalhamento de sua conta.

  9. Darcio Palomba disse:

    Ja estava na hora de reconduzirmos nosso partido para um processo de reestruturação e fortalecimento.
    Percebi a fragilidade de nosso partido quando trabalhamos separadamente para tentar conseguir liderança.
    Vamos unir as forças para um unico ideal.
    Sou PSDB, sou do PSDB e com ele estarei sempre lutando para um pais mais democratico.
    Parabens a quem deu esse pontapé inicial.
    PSDB meucoração minha vida

  10. Natanael do Amaral Freitas disse:

    Bom dia.
    Saudações aos amigos que tem tucanos de verdade, concordo em genero, numero e grau com a reestruturação e seje adicionado ao Estatuto, um novo codigo de
    ética bastante rigido, e que as pautas decididas em convenção sejam seguidas.

    Um Abraço

  11. Deusamir Pereira disse:

    É muito oportuna a preocupação com a reorganização partidária, espero que possamos faze-la em todo o território brasileiro, somos um partido de vocação programática de simpatia da maioria da chamada classe média e estamos desarticulados em termos partidários, é chegada a hora de atuarmos com eficácia para nos fortalecermos, sobretudo nos ninchos do eleitorado que de fato é nosso e está solto

  12. Antonio Celso disse:

    Como filiado e militante apoio completamente esta idéia.
    Mas, além de reescrever o partido no papel, precisamos formar as bases partidárias, a partir do fortalecimento do ITV, com ampliação de cursos para formação de quadros.
    Uma inserção maior da militância nas decisões partidárias também é bem vinda, bem como definirmos contribuições financeiras dos filiados para o partido.
    Não há compromisso real sem esforço, não basta termos um monte de filiados que não participam, torna a filiação inócua.
    Abraços,
    Celso

  13. Laertes João de Souza disse:

    Ao meu ver, o nosso quadro é composto dos melhores políticos do país.
    A restruturação e fortalecimento do partido não está na mudança de nomes ou de idolatramento dos nossos próceres.
    A mudança deve se rstringir à desmistificação do Lula e da forma como é moldada sua imagem perante a camada mais pobre da sociedade, que é menos informada e mais sujeitas ao sujestionamento.
    Para essa camada, o criador do bolsa familia é o Lula. O responsável pela Petrobras é o Lula. A geração de empregos pela iniciativa privada é de responsabilidade do Lula. A telecomunicação que hoje permite aos cidadões uma comunicação real, via celular, tabém é creditada ao Lula.
    Por outro lado, toda a sujeira do governo, escândalos, corrupção, etc. foram jogadas para baixo do tapete e, por mais que a mídia tenha divulgado,
    essa camada da população, por ser pouco informada, não leva esses fatos em consideração na ora de votar. O raciocínio é este: tenho um celular graças ao Lula; recebo bolsa familia graças ao Lula, consegui um emprego graças ao Lula. O que teremos que fazer é encontrar, via verbalização, um canal de comunicação com essa camada da população e mostrar, enfáticamente, que todo o sucesso econômico do pais que permite mais empregos, mais progresso, mais comunicação, melhores condições sociais, enfim, tudo de melhor que está ocorrendo no país é resultado do que foi plantado antes do Lula, desde a bolsa familia,geração de empregos na iniciativa privada, redução e controle da inflação e melhoria das condições de vida da população.
    Temos que ter uma cabeça pensante que saiba e diga como fazer isso. Com fala mansa e de difícil captação para a camada menos informada da população
    é difícil mudar o quadro. Boa sorte a todos. No que puder farei minha parte.

  14. Eduardo Abreu Lima disse:

    Parabéns pela iniciativa. O PSDB precisa escolher um tema grande, nacional e que nos una. Achei a idéia do VOTO DISTRITAL uma boa alternativa. Se juntarmos a ela a iniciativa do Instituto Teotônio Vilela promover cursos de formação política, creio que teremos um bom começo. Os temas para o curso deveriam contemplar a Análise do Orçamento da União e detalhes da estrutura de formação do PSDB como partido político.
    Contem comigo !!!

  15. silvia lúcia reis napoleão disse:

    Após a divulgação da pesquisa do índice de confiança dos brasileiros nas Instituições pela FGV, fiquei espantada com o baixissimo índice (8º) alcançado pelos partidos políticos( ficou em último lugar)
    Portanto,nada mais oportuno a reformulação e restruturação do PSDB, com foco nas bases do partido. Aqui em Minas,o PSDB Mulher já deu inicio a este processo, programando ainda para este ano algumas ações de conscientização dos filiados sobre a real importância da atividade política e seus desdobramentos na vida pública.Parabéns a todos da Executiva Nacional pela inciativa: mesmo perdendo as eleições não perdemos o entusiasmo responsável.

    Silvia Napoleão

  16. Evandro Coratto disse:

    Como diz o ditado “Deve-se malhar o ferro enquanto ele esta quente”. Concordo integralmente que este é um bom momento para reformular o PSDB, pois vários aspectos negativos desta eleição ainda estão frescos em nossas cabeças, como a eleição de um candidato visivelmente inadequado e que só serviu para carregar outros de seu partido.

    Apoio o tema VOTO DISTRITAL como aquele que com a densidade suficiente para nos unir e nos manter perante a população de forma independente das campanhas eleitorais. Vamos defender com ele, o Partido e nossos ideais. Vamos levar o VOTO DISTRITAL para as universidades. Gostei da idéia de chamar isso de Diretas Já para parlamentares.

    Proponho fomentar esta discussão nos nossos diretórios para sentir a resposta.

  17. Regina Castello Avila disse:

    A idéia do Voto Distrital faz todo sentido. A eleição de 2010 foi uma descepção. Pelo sistema atual o eleitor vota em um candidato e acaba elegendo outro. Nâo temos como cobrar os compromissos de Campanha.
    O Voto Distrital pode não resolver todos os problemas de nossa política mas certamente seria uma causa capaz de atrair militantes jovens, e dar luz a uma discussâo séria sobre nosso sistema eleitoral. O Serra já tinha se comprometido a trazer esta proposta se eleito e nosso Partido pode prosseguir neste esforço.

  18. Regina Castello disse:

    Muito boa esta iniciativa. Precisamos simplificar o programa de nosso partido e ter algo fácil de entender. Gosto do resumo de 5 pontos que encontrei no Wikipédia, que segue abaixo:
    a ) Defesa intransigente da Democracia (p.ex: Imprensa Livre)
    b ) Descentralização Administrativa (p.ex: maior autonomia de Estados e Municípios)
    c ) Estado no mínimo necessário (p.ex: centrar esforços na Educação, Saúde e Segurança e fortalecer as agencias reguladoras)
    d ) Crescimento economico sustentável com distribuição de Renda apoiado na Educação. (p.ex.: fomento do mercado interno e união de todos pela Educação)
    e ) Reforma Política que fortaleça os partidos e aproxime o parlamentar de seus eleitores evitando/reduzindo as chances de corrupção. (p.ex: Voto Distrital)
    De qualquer forma o PSDB precisa ter claro o seu programa e um ideal fácil de ser compreendido por seus militantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *