Direto do plenário – 18/11/10


Li com muita preocupação nos jornais sobre mais uma tentativa de se colocar em votação nesta Casa projeto que trata dos bingos. Parece-me não ser a medida mais correta, porque seria legalizar aqueles contraventores que fazem parte da principal milícia que corrompe os poderes constituídos no país. No meu estado, o Rio de Janeiro, a contravenção está presente em todas as esquinas e em todas as ruas. A cada dia a Polícia Federal tem de fechar um bingo clandestino.”

Deputado Marcelo Itagiba (RJ), ao se referir ao que foi defendido por dois líderes de partidos da base aliada do governo em reunião nesta quarta-feira (17) no Palácio do Planalto: os deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Sandro Mabel (PR-GO).

Como professora de Língua Portuguesa e amante de Rachel de Queiroz, gostaria de ver o Brasil inteiro falando nela. Também quero aproveitar esta oportunidade para insistir na necessidade de uma política nacional de instituição de bibliotecas públicas para que obras como a de Rachel, patrimônio da cultura brasileira e universal, possam estar acessíveis a todos os cidadãos.”

Senadora Marisa Serrano (MS), durante sessão em homenagem ao centenário de nascimento da cearense Rachel de Queiroz, autora de obras como “O Quinze” e “Memorial de Maria Moura”. Parlamentares de diversos partidos ressaltaram a herança literária e humana deixada pela jornalista e escritora falecida em 2003.

Estamos propondo a instalação de uma comissão geral na Câmara para debatermos todas as deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação Social, até porque compete a esta Casa normatizar o sistema de radiodifusão, a liberdade de imprensa e todas as questões relativas à mídia. Essa providência possibilitará ampliar o debate e verificar o real interesse na criação de conselhos estaduais de comunicação social.”

Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), que teme a adoção de mecanismos de controle do que é publicado pela imprensa. Para o tucano, a sociedade deve ter amplo poder de escolha sobre o que quer ler, ouvir ou assistir. E em casos de abuso da mídia, o parlamentar defende a apliação de multas de acordo com a gravidade e na forma de indenização.

Compartilhe:
18 novembro, 2010 DPlenario Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *