Direto do plenário – 17/11/10


É preciso que haja uma política clara de escolha das cadeias produtivas que o Brasil deve apostar para que melhoremos a nossa pauta de exportações. Do jeito que está indo, o país vem despencando nos rankings do Fórum Econômico Mundial e no da competitividade. Se continuar no mesmo caminho, o futuro nos reserva o papel de grande ‘hacienda’ do mundo, ou seja, de um grande exportador de commodities. E o que é pior: para países de terceiro mundo.”

Deputado Emanuel Fernandes (SP), ao alertar para o processo de desindustrialização que afeta a economia nacional. O tucano citou o caso positivo da Embraer, uma aposta certeira do país feita há mais de cinco décadas. Hoje a nação é grande exportadora de aviões.

A maioria dos revestimentos das casas, dos edifícios, dos prédios construídos no Brasil está vindo da China, gerando emprego lá fora. Isso ocorre em virtude de uma política industrial errada, por um câmbio inadequado e até por uma espécie de cara de paisagem e ouvido mouco do governo que está terminando e passará para a próxima presidente uma herança maldita.”

Deputado Duarte Nogueira (SP), que também alertou para o enfraquecimento da indústria nacional. O tucano destacou que o Brasil tem dificuldades em exportar porque a política de câmbio mantida pelo governo Lula prejudica o setor. Segundo ele, qualquer estado teria condições de produzir esse material de construção se as condições de competitividade fossem diferentes.

Em 25 de janeiro, os Correios comemoram 348 anos de fundação. Não consegui encontrar registros na bonita história da empresa de crise pior que esta nesses quase três séculos e meio de serviços prestados ao Brasil: falta de governança, baixa lucratividade e credibilidade, associadas a escândalos sucessivos. Está com a palavra o governo do presidente Lula.”

Deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), um dos tucanos que regularmente vem a público para denunciar os desmandos na ECT e exigir providências. Para ele, a gestão petista deve ao país explicações sobre a situação “caótica” da estatal. O parlamentar também cobrou um posicionamento oficial sobre mais uma denúncia de corrupção na ECT.

Compartilhe:
17 novembro, 2010 DPlenario Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *