Pesquisa mostra divisão entre eleitores de Lula, por Antonio Carlos Pannunzio


(*) Antonio Carlos Pannunzio

Os partidários de José Serra, governador de São Paulo e mais provável candidato do PSDB à presidência da República, têm mais motivos para estarem satisfeitos com os resultados da pesquisa CNT/Sensus que os da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candidata do PT e, talvez, também do PMDB àquele cargo.

Oferecendo aos eleitores consultados dois quadros hipotéticos, a pesquisa constatou que, em ambos, há um dado comum neste momento: em cada cinco votantes, um ainda não definiu o nome de sua preferência.

Se os candidatos a presidente forem quatro -Serra, Dilma, Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV)-, dos eleitores com intenção já definida, um votaria em Ciro Gomes ou Marina Silva. Os três remanescentes se dividiriam em parcelas quase iguais entre Serra e Dilma.

Caso Lula consiga retirar Ciro da lista de candidatos, convencendo-o a desistir ou, o que parece mais fácil, induzindo o PSB a negar-lhe a legenda, a votação de Marina Silva cresce 50% mas permanece abaixo dos 10%; a de Dilma praticamente não se altera, mas em cada grupo de três eleitores com opinião formada, dois sufragariam Serra.

Mantida a tendência, o governador de São Paulo, que ainda não assume abertamente sua condição de pré candidato, poderá até liquidar a fatura no primeiro turno.

Na perspectiva petista, a boa novidade trazida pelos números da pesquisa CNT/Sensus é que Dilma Roussef ganhou 6,1 pontos em relação à consulta anterior, realizada em novembro, contra apenas 1,4 ponto de Serra. Mas é preciso encarar esses números com reserva. Entre uma rodada e outra, enquanto Serra relutava em se declarar pré-candidato, Dilma percorreu o País, em companhia do presidente Lula, desenvolvendo o que eufemisticamente tem sido chamado de pré-campanha.

O pior aspecto da história, para o PT, é a necessidade, cada vez mais premente, de fazer uma escolha entre dois cenários, ambos ruins para a pré-candidata Dilma Roussef.

O pré-candidato Ciro Gomes aparece na pesquisa com 11,9% das intenções de votos. Se Lula vetar de maneira definitiva sua candidatura a presidente, os eleitores do ex-ministro da Fazenda se dividirão em dois grupos desiguais: menos de 3% deles migrarão para a senadora Marina Silva; mais de 7% optarão por José Serra, viabilizando sua eleição em 1º turno.

A alternativa de que Lula dispõe é permitir a Ciro disputar a presidência como um segundo candidato governista. Mas, se o fizer, estará abrindo mão da estratégia da eleição plebiscitária, por ele próprio definida como essencial à vitória da candidata governista.

(*) Deputado federal por São Paulo, membro da CCJ, foi líder de bancada e presidente do diretório estadual em SP.

Compartilhe:
5 fevereiro, 2010 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *