Justificativas vazias
Explicações de ministro sobre apagão não convencem
Sociedade insegura – O tucano lembrou que a justificativa oficial de que condições climáticas adversas teriam causado o blecaute já tinha sido contestada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Durante a audiência, tanto Lobão quanto Chipp voltaram a atribuir o problema ao mau tempo.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zirmermann, é possível que os fenômenos climáticos tenham ocorrido sem serem registrados pelo sistema de identificação de raios.
Mas para Macris, a falta de manutenção em equipamentos pode ser o real motivo do apagão.
“Ouvimos explicações simplistas e o próprio diretor do ONS demonstrou que há razões para não acreditarmos nas justificativas apresentadas. Ele admitiu a necessidade de melhor manutenção de equipamentos e de medidas adicionais que precisam ser tomadas em relação ao desempenho de isoladores, como a utilização de graxa e revestimentos de silicone”, afirmou.Há cerca de dois meses, visando tirar da ociosidade as usinas termoelétricas no Nordeste, o ONS propôs a redução da vazão da barragem. No entanto, segundo o tucano, isso pode comprometer o abastecimento de boa parte da população sergipana, além de causar deterioração ambiental na calha do rio. “Espero que o ministério dê atenção a situação, pois o São Francisco pede socorro”, afirmou. (reportagem: Djan Moreno/Foto: Du Lacerda)
Deixe uma resposta