Homenagem
Flávio Arns ressalta importância de Louis Braille para pessoas com deficiência
Autor do requerimento para realização da homenagem ao bicentenário de nascimento de Louis Braille (1809-1852), inventor do método de leitura para cegos ou deficientes visuais, o senador Flávio Arns (PR) ressaltou a importância da descoberta de Braille para as pessoas portadoras da cegueira ou de algum tipo de deficiência visual.
Prevenção – “Creio que Braille ficaria lisonjeado com a apresentação dos alunos cegos da Escola de Música de Brasília. Toda forma de alfabetização da pessoa cega, seja em um idioma, seja em instrumento musical, tem por referência Louis Braille”, assinalou nesta terça-feira (15).
A homenagem ocorreu por ocasião da abertura da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência, evento que vem sendo realizado pelo quinto ano consecutivo no Senado , conforme enfatizou o parlamentar. O tucano informou que, segundo o IBGE, existem atualmente 27 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Desse total, acrescentou, um milhão necessita de atendimento especial para lidar com algum tipo de deficiência auditiva.
“Quando olhamos as causas da cegueira e o que o Congresso pode fazer com relação a esse debate sobre cidadania, o primeiro passo é prevenir. É mil vezes mais barato que remediar, investir na prevenção da deficiência. Quantos fatores levam à deficiência e poderiam ser evitados como catarata e glaucoma?”, questionou. Arns destacou as iniciativas legislativas sobre questões ligadas a deficiência, como a aprovação de lei que estipula reserva de vagas em concursos públicos para deficientes
Também em pronunciamento, a senadora Marisa Serrano (MS) disse que a humanidade deve “deferência, respeito e admiração” a Louis Braille, inventor do método de leitura usado pelos portadores de deficiência visual.
“Seus esforços científicos e seus métodos de leitura abriram uma janela muito ampla ao ser humano desprovido da visão. Para muitos cegos, nada substitui o prazer de ler um livro, de tocar os pontos com os dedos ou sentir a textura do papel”, afirmou. A tucana também destacou atividades de institutos brasileiros que atuam em prol de portadores de deficiência visual. (Da redação com Ag. Senado/Foto: Geraldo Magela)
Deixe uma resposta