Desenvolvimento
Siderúrgica elevará PIB do Ceará em 12%, comemora Gomes de Matos
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) comemorou nesta terça-feira (15) a assinatura de ordem de serviço para a terraplanagem da siderúrgica de Pecém, no Ceará. Entre os participantes da solenidade ocorrida nesta manhã, estavam o governador Cid Gomes e os investidores sul-coreanos Dongkuk Stell e a Vale do Rio Doce. “Esse empreendimento elevará o PIB do Ceará em 12% e o industrial em 48%”, destacou em pronunciamento.
Oportunidades de emprego – O tucano explicou que a siderúrgica é uma iniciativa privada, mas tem o apoio do Governo do Estado, por meio de toda a infraestrutura para logística. Apenas na primeira fase de construção, serão aplicados US$ 4 bilhões. Ao todo, serão abertos 15 mil postos de trabalho.
Segundo Gomes de Matos, quando a siderúrgica estiver funcionando plenamente, a partir de 2014, a população local terá “inúmeras oportunidades de trabalho”. Ainda de acordo com ele, o empreendimento é fruto de uma grande luta coletiva dos cearenses, inclusive de ex-governadores como Tasso Jereissati, hoje senador.
“Foram contribuições que vão desde o planejamento do Porto do Pecém, sua instalação e, agora, ampliação e compra de equipamentos necessários para atender a siderúrgica, a termoelétrica EDP Energia e até uma refinaria”, enumerou em seu discurso.
Gomes de Matos ressaltou que ele vem há muito tempo acompanhando e defendendo a instalação de uma usina siderúrgica no Ceará. “Participei de audiências públicas; denunciei a falta de compromisso da Petrobras, que deixou os antigos investidores na mão ao negar o fornecimento do gás natural; e distribui material informativo para a população”, enumerou.
O tucano também apresentou proposta no Plano Plurianual 2007-2011 visando à interligação dos distritos industriais dos municípios de Horizonte, Pacajus, Maracanaú e Maranguape ao Porto do Pecém. “Denominado de Arco Metropolitano, essa proposta teve, por meio de emenda de minha autoria, R$ 155 milhões aprovados para esse período”, destacou.
O parlamentar avalia que esse empreendimento fortalece o momento positivo vivido pelo seu estado. “Só com a construção da siderúrgica, da refinaria e da termoelétrica, a estimativa é de que surjam mais de 120 mil postos de trabalho no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, comemorou. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Du Lacerda)
Deixe uma resposta