COP 15
Em Copenhague, Roberto Rocha defende uso dos biocombustíveis
Presente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), na Dinamarca, o deputado Roberto Rocha (MA) destacou os bons resultados obtidos na mesa-redonda realizada nesta segunda-feira (14) para discutir o uso de biocombustíveis como recurso para diminuir a emissão de gases poluentes. Participaram do debate a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo tucano, e a Câmara de Comércio Brasil-Dinamarca. O tema recebeu ainda o importante apoio do governador de São Paulo, José Serra, que está em Copenhague.
São Paulo dá exemplo – “A discussão foi muito proveitosa, até porque o uso de combustíveis renováveis é cada vez mais necessário. E o Brasil tem uma posição de vanguarda nesse setor e virou referência mundial. Em vários países, os maiores problemas da emissão de gases poluentes vem da energia e do transporte. No, Brasil respondem a somente 13% das emissões”, destacou Rocha.
Ao participar de um evento paralelo à COP 15, promovido pela Aliança Brasileira pelo Clima, Serra e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também defenderam a utilização do etanol. O tucano lembrou que o país produz o combustível com eficiência, devido ao clima favorável e também por ter total domínio da técnica de produção.
Ainda segundo Rocha, o estado de São Paulo deu o exemplo para o Brasil. “O governador anunciou para o Brasil e o mundo que o estado tem como meta reduzir em 20% a sua emissão de gases poluentes até 2020. São Paulo, que representa um terço do PIB nacional, estimula assim o governo federal a também fixar metas visando a desaceleração da poluição”, explicou Rocha.
Enquanto os demais países sofrem com a poluição oriunda do transporte, o Brasil tem no desmatamento o principal responsável pelas emissões de CO2 em seu território, o que corresponde, segundo Rocha, a mais de 70% das emissões. A COP 15 começou no último dia 7 e vai até sexta-feira (18). Nos últimos dois dias ocorrerá a cúpula de chefes de governo e de Estado, com participação de presidentes de diversos países. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Du Lacerda)
Leia também:
Deixe uma resposta