Autoridades presentes
CPI discute ações de combate aos desaparecimentos no Rio
A CPI dos Desaparecidos promove audiência pública nesta terça-feira (15), às 14h30, com a presença do secretário de Segurança Pública e do chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, José Beltrame e Allan Turnowski, respectivamente. A relatora da comissão, deputada Andreia Zito (RJ), afirmou que os depoimentos são importantes para conhecer as ações conduzidas pelos dois órgãos no combate aos desaparecimentos no estado.
Risco de convocação – Segundo a tucana, as autoridades podem dar informações e sugestões importantes para o trabalho da CPI. “Precisamos entender melhor de que forma estão trabalhando na questão do desaparecimento das crianças no Rio de Janeiro e se existem outras maneiras de colaborar para a localização dos desaparecidos”, declarou nesta segunda-feira (14).
De acordo com a parlamentar, seu estado vem sofrendo com os desaparecimentos há muito tempo. “Mães relatam descaso ao procurar as delegacias, inclusive investigando sozinhas os sumiços de seus filhos”, apontou. Apesar de não ter os números precisos, Andreia Zito alerta que o quadro dos desaparecimentos no estado é preocupante. “Na Baixada Fluminense e nas áreas mais carentes, por exemplo, há uma grande procura das mães por seus filhos que sumiram”, relatou.
Segundo a deputada, a iniciativa de convidar o secretário de Segurança Pública e o chefe de Polícia Civil para depor na CPI surgiu porque as autoridades não compareceram na audiência pública realizada em outubro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Andreia alerta que se os convidados não comparecerem à Câmara, a estratégia da comissão pode mudar. “Espero que eles compareçam dessa vez, senão serão convocados. Na outra audiência, eles mandaram representantes que não souberam responder questões específicas e importantes para o trabalho da CPI”, ponderou. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Du Lacerda)
Deixe uma resposta