Mudança indispensável
Raquel defende ensino integral nas escolas públicas
Ações integradas – “O período de quatro horas por dia é absolutamente insuficiente. Não haverá avanços na qualidade da educação com essa carga horária. Diversos países adotam sete, oito horas diárias”, apontou.
A PEC prevê também a punição dos agentes públicos responsáveis pela permanência de crianças e adolescentes fora da sala de aula. Segundo a deputada, a qualidade do ensino nas escolas só será garantida quando houver a integração de diversas ações. “Não basta melhorar, isoladamente, a infraestrutura das escolas, aprimorar o material didático ou incrementar o salário de professores. É impossível mudar o nível de nosso ensino se não pensarmos todas essas ações aliadas à extensão do tempo de permanência nas escolas”, afirmou Raquel.
Ela acredita que é possível estender o tempo atual sem construir mais salas de aula devido à diminuição do número de alunos matriculados. “Estão nascendo menos crianças em nosso país. Além disso, também estamos conseguindo combater a repetência”, explicou. A tucana defendeu ainda a valorização dos professores, que precisarão trabalhar em tempo integral para acompanhar às mudanças. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Du Lacerda)
Deixe uma resposta