Seca
Albano Franco pede socorro a agricultores do semi-árido de Sergipe
O deputado Albano Franco (SE) fez um apelo às autoridades de Sergipe e do Ministério da Integração Nacional para que adotem ações urgentes de socorro aos agricultores do semi-árido do estado. Da tribuna, o tucano afirmou que dez municípios sofrem com uma realidade já vivenciada em anos anteriores.
Abastecimento de água – “Apesar da estiagem ter começado este ano mais tarde do que em 2008, a cena se repete do mesmo jeito: caminhões pipas já começam a abastecer os municípios e água para abastecer o consumo humano e dos animais dá sinal de escassez”, alertou.
Segundo Albano, esse problema ocorre em virtude da falta de um projeto de estrutura hídrica que preserve açudes e barragens e impeça que eles sequem rapidamente. “Paralelamente a isto, é necessário que se construa mais cisternas e adutoras a fim de garantir o abastecimento de água de forma continuada a esses municípios”, completou. O parlamentar alerta que pequenos agricultores estão trocando feijão por água e a produção de leite já apresenta significativo declínio.
O tucano reconhece que a Embrapa desenvolve um bom trabalho de apoio técnico ao agricultor rural e a Defesa Civil tem enviado caminhões pipas para as áreas atingidas. “Mas isto só não basta. É necessário providenciar ações mais concretas para o enfrentamento da estiagem que vem todos os anos e que não pode ser enfrentada com ações emergências somente”, cobrou. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Du Lacerda)
Deixe uma resposta