Uso da máquina


Oposição vai ao TSE contra campanha de Lula e Dilma

A oposição entrou, nesta terça-feira, com uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na ação, o PSDB, o DEM e o PPS acusam o presidente e a ministra de fazerem campanha eleitoral antes do prazo permitido por lei, que é 5 de julho do ano da eleição.

Multa máxima – Pela irregularidade, os três partidos pedem que ambos sejam condenados a pagar o valor máximo da multa prevista em casos de violação da lei eleitoral. A multa do TSE varia de 5 mil a 25 mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência que hoje tem valor de R$ 1,9372).Os partidos afirmam no documento que os discursos feitos pelo presidente e pela ministra durante a viagem tiveram um viés claramente eleitoreiro “com o debate eleitoral inaugurado pelo próprio presidente Lula” em entrevistas e manifestações nas quais afirmou: “Gostaria de ver apenas um candidato da situação disputando minha sucessão”. E em outra ocasião, disse: “Gostaria que todos nós tivéssemos apenas um candidato e fizéssemos uma eleição plebiscitária. Ou seja, nós contra eles, pão, pão, queijo, queijo. Se não for possível, paciência.”

Os oposicionistas também afirmam que “é fácil perceber que os representados estão se utilizando do poder político que detêm e dos recursos públicos que gerenciam para a dispendiosa e bem montada estratégia de, desde já, lançar a Ministra Dilma Rousseff com vantagem na disputa eleitoral do próximo ano”.

Segundo eles, o presidente Lula e a ministra Dilma podem fiscalizar as obras em andamento e participar de eventos políticos. “Mas o certo é que isso não lhes confere o direito de se utilizarem dessas oportunidades para propagar mensagens eleitorais para quem quer que seja, por se tratar de conduta que se contrapõe à lei eleitoral”, afirmam. (Da redação com Agência Tucana)

Veja a íntegra da ação AQUI

Compartilhe:
20 outubro, 2009 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *