Grande risco
Alterações na poupança podem prejudicar financiamento habitacional, diz Chucre
Para o deputado Fernando Chucre (SP), o governo Lula erra ao encaminhar projeto de lei prevendo a cobrança de Imposto de Renda de poupadores com mais de R$ 50 mil na caderneta de poupança. Pelo projeto, será aplicada uma alíquota única de 22,5% sobre o rendimento do valor que ultrapassar o montante.
Interferência – Como um dos autores da PEC da Habitação, o tucano prevê que a mudança anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai interferir diretamente no volume de operações de financiamento imobiliário com recursos captados na poupança por agentes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
“Só este ano a poupança deve financiar quase 300 mil habitações com cerca de R$ 30 bilhões. É simplesmente o dobro do recurso destinado pelo FGTS para o mesmo fim. Por isso é um risco grande mexer com esse sistema”, alertou.
Em março, o parlamentar apresentou requerimento de informações ao Ministério da Fazenda pedindo detalhamento das alterações que o governo federal pretendia fazer na rentabilidade da caderneta de poupança. Em resposta, a pasta afirmou não ter nenhuma definição sobre as medidas a serem tomadas. “O ministro Mantega furtou-se a dar informações se limitando a apontar respostas vagas às indagações. E agora pode desestabilizar um sistema seguro e confiável com o aumento da tributação”, informou o parlamentar. (Da redação com assessoria/ Foto: Eduardo Lacerda)
Leia também:
Tucanos lutarão para impedir taxação da poupança
José Aníbal critica intenção do Planalto de tributar a caderneta
Deixe uma resposta