Falta de planejamento


Duarte: irregularidades em ferrovia são retrato da gestão Lula

A partir desta semana, a Controladoria Geral da União (CGU) vai apurar denúncias de irregularidades nas obras da Ferrovia Norte-Sul, como um sobrepreço de quase R$ 500 milhões em seu orçamento – o equivalente a cerca de R$ 595 mil a mais por quilômetro construído. Esse empreendimento integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já consumiu R$ 1,5 bilhão e vai precisar de mais R$ 3 bilhões para ser concluído. A CGU assumirá a sindicância porque as investigações iniciadas em dezembro pela Valec Engenharia, responsável pelo acompanhamento das obras, não produziram resultados até agora.

Muita propaganda – Para o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), este é o retrato da gestão petista. “O governo se preocupa muito com propaganda e não tem o menor cuidado com a boa destinação do dinheiro público”, afirmou nesta segunda-feira. Os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram sobrepreço em dois trajetos da obra. Entre Aguiarnópolis e Palmas, foi identificado o sobrepreço de R$ 294 milhões. Já entre Anápolis e Uruaçu, em Goiás, houve sobrepreço de R$ 172 milhões no contrato. Em ambos os casos, além das irregularidades há também lentidão na execução orçamentária do PAC. Nesse último trecho, de R$ 280 milhões autorizados apenas 5,52 % tinham sido pagos até o final de julho.

Em virtude dos problemas, o TCU determinou em abril a retenção de parte dos pagamentos às empreiteiras. Duarte afirmou ainda que os dados revelam a falta de planejamento do governo Lula. “Nesta gestão existe uma incidência nunca antes vista da total incapacidade de planejamento na execução dos orçamentos. A Ferrovia Norte-Sul é um exemplo emblemático disso. Além de aumentar em meio bilhão de reais o custo da obra, ela não sai do lugar e o preço para construí-la fica mais alto sem muito esclarecimento. Por isso, é necessário colocar também os órgãos de fiscalização do Congresso para sanar dúvidas e irregularidades do sobrepreço”, apontou.

Planejada pelo então presidente da República, José Sarney, a ferrovia teve início em março de 1987 e ganhou impulso na atual gestão. O traçado original de 1.550 km entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO) foi ampliado em mais 1.526 km pelo Programa de Aceleração do Crescimento. De acordo com estudo da assessoria técnica do PSDB baseado em dados do Siafi, a lentidão das obras marca o PAC de uma forma geral. Dos R$ 21,2 bilhões autorizados no Orçamento da União deste ano para o programa, apenas 7,3% tinham sido pagos até 31 de julho, como mostra a tabela abaixo. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Execução regional do PAC – Orçamento da União/2009
Em milhões de reais
Regionalização (Região) Dotação atualizada Valores pagos %
Nacional(*) 4.482,0 91,6 2,05
Centro-oeste 1.814,6 148,5 8,19
Nordeste 5.731,0 279,1 4,87
Norte 3.232,9 388,6 12,02
Sudeste 3.963,6 498,3 12,57
Sul 1.982,4 151,3 7,63
Total: 21.206,6 1.557,7 7,35

Fonte: Siafi / Base 31.07.09
(*) Abrange programas sem uma região específica

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3 agosto, 2009 Sem categoria Sem commentários »

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